O ministro das Finanças britânico apresentou hoje a proposta de orçamento para 2011, afirmando que apesar do défice do Reino Unido ser superior ao de Portugal, espera conseguir taxas de juro semelhantes às da Alemanha, através de uma política de cortes semelhante à do governo português.
George Osborne usou o crescente custo com a dívida portuguesa para exemplificar os benefícios de ter aplicado um programa de austeridade, iniciado no ano passado.
"As taxas de juro no mercado da Grécia são de 12,5 por cento, na Irlanda estão próximas de 10 por cento, em Portugal e Espanha estão em sete e cinco por cento respectivamente, mas no Reino Unido caíram 3,6 por cento", referiu Osborne.
Na proposta apresentada estima-se uma redução do défice Inglês, que em 2009/10 atingiu 11,4 por cento do Produto Interno Bruto.
Osborne reviu ainda, em baixa, o crescimento económico para 1,7 por cento até ao final de 2011, contra a anterior previsão de 2,1 por cento, depois de no último trimestre ter sido registado um desempenho de menos 0,6 por cento.
Desceu também as estimativas de crescimento para 2012 de 2,6 por cento para 2,5 por cento.
O objectivo deste governo é obter um equilíbrio das contas públicas em 2016.
Grupo_6_2011
0 comentários:
Enviar um comentário