terça-feira, 30 de abril de 2013

Novas notas de 5 euros entram em circulação


Mário Draghi, apresentou a nova nota de cinco euros em Janeiro deste ano; Fonte:  A Bola


A partir do próximo dia 2 de Maio, quinta-feira, em Portugal e nos restantes países do euro, os cidadãos vão começar a utilizar uma nova nota de cinco euros. As notas actuais continuarão a ser válidas até à sua retirada gradual de circulação.

Divulgada em Janeiro passado pelo presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mário Draghi, a nova nota de cinco euros é a primeira da nova série "Europa" a entrar em circulação. O Banco de Portugal apresentou na passada segunda-feira 29 de Abril a nova nota de cinco euros. 

Os bancos centrais criaram a série "Europa" em homenagem à personagem mitológica grega que deu o nome ao Velho Continente. A imagem de "Europa" é integrada na marca de água e no holograma das notas. 

A introdução destas novas notas surge como medida de combate à contrafacção, já que possuem elementos de segurança mais robustos e melhor identificáveis para o público. Cinco desses elementos de segurança incluem marcas tácteis, a marca de água, o filete de segurança, o holograma e o número esmeralda luminoso, que vão garantir a autenticidade da nota. 

As restantes notas serão colocadas em circulação de forma gradual, por ordem crescente de denominação, ao longo de vários anos. O Governador do Banco de Portugal, Carlos Costa alerta para eventuais casos de burla relacionados com a entrada em circulação da nova nota de cinco euros. Os cidadãos devem denunciar os casos em que alguém se apresente para recolher notas, em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária, sob risco de tentativa de burla.

Fonte: TVI24

0 comentários:

Enviar um comentário