quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sérvia rejeita acordo com Kosovo


Kosovo separou-se da sérvia após a guerra de 1998-1999, declarando independência em 2008



As negociações para a adesão da Sérvia à União Europeia foram rejeitadas. O governo de Belgrado não aceitou dois dos pontos da proposta de reconciliação com Pristina.

Iva Dadic, primeiro-ministro sérvio, no final de uma reunião de emergência, esclareceu que "o Governo da Sérvia não pode aceitar os princípios apresentados verbalmente à sua delegação negocial em Bruxelas, uma vez que não garantem a total segurança, sobrevivência e protecção dos direitos humanos do povo sérvio no Kosovo".

O governo sérvio pretende continuar o diálogo com Pristina. Esta foi uma das condições impostas por Bruxelas para que fosse tido em conta o pedido de adesão da Sérvia à União Europeia, segundo o jornal Público.

Para a alta representante da União Europeia, Catherine Ashton, relativamente à política externa, o governo de Dadic devia "fazer um último esforço" que permitisse salvaguardar um compromisso entre ambas as partes. "Acredito que pusemos em cima da mesa todos os elementos necessários para um acordo de reconciliação que beneficiaria as duas partes”, acrescentou Ashton em comunicado.

De acordo com a notícia do Eurativ, as negociações de adesão são importantes para a recuperação da Sérvia, que após uma década de guerra e isolamento, quer dar o impulso necessário na crise económica.




0 comentários:

Enviar um comentário