quarta-feira, 10 de abril de 2013

Proposta da UE rejeitada pela Sérvia




A Sérvia rejeitou um plano de reconciliação com o Kosovo patrocinado pela União Europeia (UE), esta segunda-feira, dia 8 de Abril.

O conflito entre os países vizinhos remonta ao ano de 2010 com a condição imposta por Bruxelas à Sérvia, para pertencer à UE, de entregar o controlo efectivo do norte do Kosovo às autoridades de Pristina.

Segundo o “The Economist”, as negociações iniciadas em Outubro mediadas por Catherine Ashton, alta Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, terminaram sem acordo. As conversações supervisionadas pela UE mostravam-se promissoras ao longo de oito encontros de intensas negociações.

No entanto o ministro da integração europeia do Kosovo está convicto que as negociações ainda não acabaram, “Isto é grande demais para falhar”, afirma. A ausência de um acordo, entre Belgrado e Pristina, compromete severamente a ambição por parte da Sérvia de aderir a União Europeia.

A Sérvia ofereceu ao governo Kosovar reconhecimento sobre as regiões do norte, exigindo em troca a autonomia para os cerca de 50 mil sérvios que lá habitam.

0 comentários:

Enviar um comentário