domingo, 28 de abril de 2013

Novo primeiro-ministro italiano quer aposta no crescimento

Enrico Letta  quer mais crescimento económico e menos austeridade - foto: www.qz.com


O novo primeiro-ministro de Itália, Enrico Letta, prometeu pressionar a União Europeia para que não se concentre só em reduzir a divida o défice público mas em procurar o crescimento e o emprego.

No primeiro discurso oficial, o novo primeiro-ministro italiano anunciou que irá visitar vários líderes europeus e garante que a Itália compromete-se a respeitar os compromissos orçamentais. Mas, sabe que a situação Italiana é “séria” não fosse o seu país, um dos mais endividados da Europa.

No entanto, Enrico Letta, considera que é necessário mudar de políticas. “Morreremos apenas com consolidação orçamental, as políticas de crescimento não podem esperar mais”, disse citado pela Reuters.

As reacções do mercado financeiro à nomeação de Letta foram positivas e os juros dos títulos da dívida a médio e longo prazo caíram para valores que já não se viam desde Outubro de 2010.

Mas Letta enfrenta um forte desafio interno. Após dois meses de impasse político o primeiro-ministro viu-se obrigado a fazer uma coligação com Berlusconi e enfrenta agora uma batalha para manter a unidade de governo onde tem que por em prática reformas potencialmente difíceis.



0 comentários:

Enviar um comentário