segunda-feira, 11 de março de 2013

Mario Draghi quer que Itália mantenha austeridade


Mário Draghi considera essencial que a Itália mantenha as reformas estruturais.
 Foto: www.europeanvoice.com

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) defendeu que a Itália deve manter as reformas estruturais em curso, de forma a conseguir recuperar mais rapidamente da crise em que se encontra.
Mario Draghi,  citado pelo European Voice, falou após mais um Conselho do BCE em Frankfurt, quinta-feira dia 7 de Março, e alertou para os perigos da nova onda anti-austeridade, que se formou após as eleições em Itália.  Um resultado que faz com que neste momento os partidos do centro esquerda estejam a discutir a formação de um governo.
Draghi mostrou-se ainda preocupado com a queda da procura interna e das exportações na zona euro, que pode atrasar a retoma prevista para o segundo semestre deste ano.
No entanto, as palavras mais incisivas do presidente do BCE foram para o seu país, e tiveram como alvo Pier Luigi Bersani, líder do centro esquerda de Itália, e que está neste momento a tentar formar um governo para que o país lute para sair daquilo a que ele chamou a “jaula da austeridade”.

Mario Draghi acredita que a Itália deve seguir o caminho que alguns países da zona euro estão a trilhar, de modo a “baixar os spreads, ganhar a confiança dos mercados e, consequentemente, melhorar a economia e baixar o desemprego”.
Outro dos aspectos destacados pelo presidente do BCE, foi o facto de os mercados não terem reagido negativamente ao resultado das eleições italianas, o que significa, segundo Draghi, “que perceberam que vivemos em democracia”.

Leia aqui a conferência de imprensa de Mario Draghi na íntegra e em baixo o vídeo.

0 comentários:

Enviar um comentário