terça-feira, 12 de março de 2013

Manifestação suspende a demolição do muro de Berlim


Manifestantes defendem a preservação do Muro de Berlim

Um grupo de manifestantes reuniu-se em East Side Gallery, em Berlim, para impedir a demolição do que resta do Muro de Berlim. Segundo o Público, este iria ser demolido na sequência de uma obra que tem como projecto a construção de uma estrada de acesso a um condomínio de luxo.

Os trabalhadores removeram 23 metros do muro antes de os manifestantes lhes bloquearem o acesso. O responsável pela construção do novo edifício suspendeu as novas remoções do muro até uma reunião com os principais intervenientes no projecto, a 18 de Março.

O presidente da câmara de Berlim, Klaus Wowereit, autorizou que a empresa responsável pela obra removesse uma parte do muro, porém admite estar a pensar em alternativas.

Os manifestantes apoiam a preservação do muro como símbolo histórico de uma Alemanha dividida após a II Guerra Mundial. Robert Muschinski, activista de 50 anos, que ajudou na organização do protesto, afirmou que o mesmo serve “para deixar que as futuras gerações saibam como era a vida em partes desta cidade, e ao mesmo tempo relembrar-lhes a alegria que se sentiu com a reunificação [da cidade] ”.

De acordo com o Expresso,  apenas restam três dos 155 quilómetros que cercavam Berlim Ocidental.

A East Side Gallery, ao longo de uma avenida descampada, tem alinhado placas de betão de 3,6 metros de altura e tornou-se uma das maiores atracções turísticas da capital alemã, com cerca de 1,5 milhões de visitantes por ano.

Assista o vídeo aqui

 

0 comentários:

Enviar um comentário