segunda-feira, 11 de março de 2013

Eslovénia abre caminho para a adesão da Croácia na UE



A Eslovénia já não vai vetar a adesão da Croácia em Julho deste ano à União Europeia. Com a ratificação do tratado de adesão, a Croácia será o 28º Estado-membro da União Europeia (UE) dia 1 de Julho de 2013.

Os governos esloveno e croata assinaram um acordo que acaba com uma longa e controversa questão bancaria entre os dois Estados. O comissário do Alargamento  Štefan Füle congratulou-se com o entendimento entre os dois países.


Os dois países opunham-se por causa de depósitos bancários perdidos por cidadãos croatas na altura  do desmembramento da então Jugoslávia. O governo croata exigia 270 milhões de euros. Mas o executivo esloveno considerava que o pedido da Croácia não respeitava os princípios estabelecidos para resolver os problemas da herança jugoslava. E ainda que as acções legais na justiça croata limitavam as possibilidades de negociação, de acordo com o que se pode ler no European Voice.

O comissario europeu para o Alargamento,  Štefan Füle, considerou o acordo "um bom entendimento para ambos os países e para o alargamento". Acrescentou: “a Comissão Europeia está confiante de que todos os Estados-Membros vão ratificar o Tratado de Adesão da Croácia que assinaram dia 9 de Dezembro de 2011, a tempo do país aderir à UE a 1 de Julho de 2013".

Além da Eslovénia, dos 26 estados membros, 22 já ratificaram o tratado e quatro - Alemanha, Bélgica, Dinamarca e Holanda - estão em processo de o fazer.

De acordo com os tratados da UE, a entrada de um novo Estado exige uma decisão por unanimidade e a ratificação do tratado de adesão.

0 comentários:

Enviar um comentário