sexta-feira, 14 de novembro de 2014

BCE prepara novos estímulos

Mario Draghi anunciou que o BCE vai estudar novos estímulos monetários. (fonte:FT)
O Presidente do Banco Central Europeu, Mário Draghi anunciou esta quinta-feira, dia 6 de Novembro, que o BCE vão estudar a implementação de novas medidas para combater a falta de crescimento económico e o risco de deflação, caso o pacote de medidas que apresentou há um mês  não tenham os efeitos desejados.

"O BCE quer ter na gaveta, para implementar em caso de emergência, mais estímulos monetários se o pacote em curso até 2016 não se revelar suficiente na expansão do balanço do banco em mais de 1 bilião de euros", disse Draghi.

Entretanto, a Presidente da Reserva Federal norte-americana (FED), Janet Yellen veio apoiar a decisão tomada pelo Banco Central Europeu.

"Os bancos centrais têm de estar preparados para utilizar todas as ferramentas, inclusive políticas pouco convencionais para apoiar o crescimento económico e para que as metas para a inflação sejam alcançadas", declarou Yellen hoje, dia 7 de Novembro, em Paris.

Este anúncio de Mário Draghi é o segundo anúncio de um grande estímulo monetário na economia mundial. Recorde-se que na semana passada, o Governador do Banco do Japão, Hahuriko Kuroda anunciou que o banco central nipónico vai aumentar a meta anual de dinheiro a ser injetado na economia japonesa

Segundo vários analistas, foi esta decisão do Banco do Japão que terá obrigado o BCE a agir.

fontes: Bloomberg ,Expresso

Daniel Wollscheid


0 comentários:

Enviar um comentário