quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Referendo europeu no Reino Unido previsto para 2015



O primeiro ministro britânico David Cameron luta internamente contra facções euro sépticas no interior do partido Conservador, revelou a Reuters.

A próxima reunião do Partido Conversador, programada para  Novembro em Londres, promete ser bastante tumultuosa para o primeiro-ministro britânico. O desafio lançado no domingo por um deputado rebelde do partido Conservador para um referendo sobre a permanência ou não do Reino Unido na União Europeia, serviu para demonstrar a grande rivalidade entre os deputados pro-europeus e euros sépticos no interior do chefe de governo.

Foto: Daily Record
O deputado conservador Adam Afriyie, membro da ala mais conservadora do partido, foi mais além e chegou mesmo a afirmar que não basta espera até 2015, mas sim já mesmo em Outubro seria tempo para o referendo. Ele declarou “É do nosso interesse nacional para resolver este problema o mais rapidamente possível para criar a certeza e estabilidade que nosso país precisa para o futuro ".

Foto: The Telegraph
A ministra da Administração Interna do Reino Unido Theresa May é uma opositora no interior do partido Conservador ao deputado Adam Afrivie. A ministra em declarações a BBC neste domingo, disse: "Eu acho que Adam está errado, eu acho que nós precisamos continuar a negociar acordo com a União Europeia e colocar o povo britânico na Europa do futuro e não a Europa do passado”

O primeiro-ministro Cameron espera que o referendo só seja feito em 2017, após as eleições, mas as contínuas lutas internas no partido conservador só tem vindo a enfraquecê-lo perante o público do Reino Unido.

Rodrigo Rodrigues

0 comentários:

Enviar um comentário