quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Governo luxemburguês volta a despejar portugueses

Despejo de portugueses em Luxemburgo
Eduardo Dias, o conselheiro das Comunidades portuguesas em Luxemburgo, disse à Lusa que espera que "o assunto seja discutido e que se encontre uma solução o mais humana possível" para as pessoas que vivem no bairro social de Mullenbach.

"Espero que seja encontrado um local onde as pessoas objecto de despejo possam encontrar alojamento", e que "o prazo de três meses para que os residentes saírem, seja alargado", disse o conselheiro luso.

A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, questionou no passado dia três, o Presidente da Comissão Europeia, sobre o despejo dos portugueses em Luxemburgo.

O porta-voz da Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes, alertou que a ordem de despejo inclui pessoas que estão em situação vulnerável. Frisando que "há pelo menos dois casos que estão em invalidez ou com deficiência reconhecida". A mesma situação, aconteceu há um ano no bairro social de Bonnevoie, com catorze portugueses.

O bairro social de Mulhenbach, situado na periferia da capital luxemburguesa, foi construído nos anos 70 para acolher a primeira vaga de imigração portuguesa. Hoje, vivem sensivelmente noventa trabalhadores, a maioria portugueses do sector da construção civil.

Fontes: Publico, JN

Vanessa Trinidad

0 comentários:

Enviar um comentário