sexta-feira, 20 de abril de 2012

Parlamento Europeu estreia comité contra crime organizado


Já é conhecida a constituição da recém criada comité especial do Parlamento Europeu para assuntos da “Máfia”. Na primeira reunião da comissão foram nomeados os representantes. Entre os quais se encontra o eurodeputado português, Rui Tavares nomeado.

Sonia Alfano, do partido liberal, foi nomeada paracoordenar o grupo de análise ao crime organizado, corrupção e branqueamento de capitais, pelos restantes membros. A comissão elegeu para vice-presidentes: Rosario Crocetta (Italiano), Rui Tavares (Portugal), Timothy Kirkhope (Reino Unido) e Søren Bo Sondergaard (Dinamarca).
Após a reunião, que decorreu em Estrasburgo a 17 de Abril, Alfano disse que a comissão especial vai apresentar em breve um plano europeu de combate ao crime organizado. E garante “tolerância zero” no tratamento daqueles que têm contribuído de alguma forma para a sustentação do crime organizado, disse a presidente recém-eleita.

A comissão especial, que conta com um ano de mandato, irá avaliar a real abrangência do crime organizado e o seu impacto no espaço económico e social na zona euro, e vai propor um conjunto de medidas e leis de forma a que a União Europeia seja capaz de dar resposta às ameaças deste tipo de crime a nível internacional, europeu e nacional.
A criação desta comissão é uma iniciativa do eurodeputado italiano, Crocetta, que desde que integrou o Parlamento Europeu tem vindo a trabalhar na temática da luta contra o crime organizado para sensibilizar a UE para a questão, pois considera não ser um problema italiano, mas sim europeu. Em resultado disso, vive sob escolta policial desde 2002.
Rosario Crocetta vive escoltado pela polícia desde 2002
Veja aqui uma intervenção da eurodeputada Alfano sobre o crime organizado.

0 comentários:

Enviar um comentário