sábado, 21 de abril de 2012

Aprovação de acordo sobre base de dados de cidadãos europeus gera discussão no Parlamento Europeu


Tráfego aéreo na Europa. Fonte: Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu aprovou novas regras sobre a transferência de dados de passageiros aéreos europeus para os Estados Unidos da América. O acordo aprovado refere-se à utilização, armazenamento e proteção dos dados.
A informação contida num “Passanger Name Record” (PNR) inclui nome, contacto telefónico, dados sobre as bagagens e cartões de crédito. Poderá também incluir dados mais específicos, como crenças religiosas ou preferências políticas.
Com 409 votos a favor, 226 contra e 33 abstenções, este acordo levanta dúvidas para muitos eurodeputados, incluindo a relatora.
Sophie in’t Veld (liberal, da Holanda) expressou o seu desagrado, considerando que a aprovação vai deixar os cidadãos europeus desprotegidos legalmente nos Estados Unidos.
Jan Alchbert (verde, da Alemanha) diz que o acordo vai desrespeitar o limite de processamento de dados. O eurodeputado alemão alerta ainda para o facto da informação dos cidadãos europeus poder ser gravada, comparada e analisada com perfis de risco nos próximos quinze anos.

0 comentários:

Enviar um comentário