sábado, 30 de novembro de 2013

Portugal tem posto de controlo da NSA

Portugal encontra-se no segundo nível de uma lista de cinco
O site da NRC divulgou uma notícia que revela que a NSA utiliza Portugal para fazer controlo, através de um ponto de espionagem. Através deste ponto, a agência controla a informação e elimina todo o “malware” que possa existir em mais de 20 mil redes informáticas.

Embora não haja hipótese de haver intercepção de comunicações de figuras públicas portuguesas, como já tinha acontecido noutros países com a Angela Merkel e Dilma Rousseff, o controlo pode ser feito a nível “regional”, em que neste caso corresponde ao território europeu.

A informação provém de um slide fornecido por um ex-agente da NSA, Edward Snowden,  e nela contem um mapa onde estão assinalados todos os postos de controlo de operação, divididos por cinco níveis. No caso de Portugal, o posto de controlo e de nível 2, que corresponde ao acesso regional. Embora o posto localizado em terras lusas abranja o território europeu, existe outro semelhante no território espanhol que tem as mesmas funções.

A NRC diz ainda que este programa de controlo de informação integra o projecto “GENIE”, utilizado pela NSA para espiar computadores de governos ou embaixadas

Fonte: PT Jornal, TVI 24, RTP, NRC

Joana Pinto

0 comentários:

Enviar um comentário