Vítor Constâncio vai ser nomeado formalmente para a vice-presidência do Banco Central Europeu (BCE), na reunião que decorrerá na próxima semana em Bruxelas, onde estarão reunidos os chefes de Estado e de Governo da União Europeia.
Constâncio foi designado para o cargo, no passado dia 16 de Fevereiro em Bruxelas, pelos ministros das Finanças da Zona Euro para preencher o lugar de vice-presidente do BCE, a partir de 1 de Junho, cujo mandato dura oito anos.
O ainda governador do Banco de Portugal será submetido a uma audição na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, na próxima terça-feira. Altura em que será também transmitida a decisão dos 16 ministros das Finanças da Zona Euro aos restantes países da União Europeia.
O Parlamento Europeu irá dar o seu parecer através de uma votação não vinculativa sobre o nome “recomendado”, antes de ser decididamente aprovado pelos chefes de Estado e de Governo na sessão plenária de 25 e 26 de Março, altura em que se inicia a Cimeira da Primavera.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Vítor Constâncio a poucos dias de assumir funções no BCE
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário