A Comissão Europeia adoptou hoje um pacote de medidas de apoio, no valor de 190 milhões de euros, aos exportadores de bananas dos países de África, Caraíbas e Pacífico (ACP), na sequência do acordo de Genebra celebrado em Dezembro de 2009.
Este acordo entre a União Europeia (UE) e os países da América Latina, pôs termo a um contencioso comercial referente à exportação de bananas que durava há 15 anos.
O pacote de medidas visa ajudar os exportadores de bananas dos países ACP a adaptarem-se ao novo contexto comercial e propõe-se, de acordo com a Comissão Europeia, a três objectivos: reforçar a competitividade do sector das bananas, promover a diversificação económica e fazer face aos efeitos mais vastos a nível social, económico e ambiental.
Karel de Gucht, comissário europeu para o Comércio, adiantou em Bruxelas que "Hoje a Comissão cumpriu o compromisso que havia assumido de propor uma ajuda financeira substancial para ajudar os países ACP exportadores de bananas a adaptarem-se ao novo contexto".
0 comentários:
Enviar um comentário