segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Direita conquista e extrema direita faz história em França

As eleições parciais deste domingo (28), foram dominadas pela direita, que conseguiu maioria absoluta no Senado. Provou-se assim o enfraquecimento do Partido Socialista, do Presidente François Hollande.

O Senado tem agora 190 eleitos de direita e apenas 158 de esquerda. Segundo o secretário interino da UMP, Alain Juppé, foi "uma vitória incontestável", não escondendo a felicidade. Por outro lado Stéphane Le Foll reconhecu estar "triste" com o resultado, mas pouco admirado pelo facto da direita ter vencido as eleições municipais.
Senado Francês tem agora uma maioria absoluta de direita.
"O retorno da direita ao Senado é uma grande alegria para a França", disse o senador Jean-Claude Gaudin, na sua conta do Twitter. O líder do UMP, mostrou-se contente com o resultado das eleições.
O partido nacionalista francês conquistou, ontem (28 de Setembro), pela primeira vez dois lugares no Palácio de Luxemburgo, confirmando assim o crescimento da direita e o enfraquecimento do Partido Socialista.

A Frente Nacional de Marine le Pen elegeu David Rachline e Stéphane Ravier, dois lugares inéditos na história da França, que provam a atenuação do partido do presidente Francois Hollande. Le Pen pretende discutir políticas contra a imigração, acabar com o euro em França e pôr um fim ao espaço Shengen no país.

Fontes: Expresso, Portugues, Económico

Bruno Perdigão

0 comentários:

Enviar um comentário