segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Foi evacuado na Bélgica o edifício do grupo de comunicação Social Medialaan

edifício do grupo de comunicação social Flamengo Medialaan
Devido a uma possível ameaça, a polícia belga evacuou no norte de Bruxelas, o edifício do grupo de comunicação social Flamengo Medialaan.

Apesar de muitas buscas, não foram ainda encontrados objectos suspeitos.


As forças de seguranças fizeram uma inspecção a sede do edifício da cadeia televisiva flamenga, e foi também formado um cordão de segurança em volta do edifício devido a movimentação de viaturas suspeitas naquelas proximidades.

Eduardo Sofila



Falso alarme terrorista em Bruxelas





As autoridades belgas fizeram 16 detenções numa operação especial, no centro da capital do país, devido a um falso alarme terrorista. Após o fim das investigações, não foram encontradas armas ou explosivos.

Além das acções em Bruxelas, a Polícia levou a cabo outras três operações na cidade. De todas as acções que decorreram, apenas no bairro de Molenbeek ocorreram incidentes.

No final da operação, as autoridades agradeceram os meios de comunicação social por terem parado de dar informações sobre as movimentações da Polícia.

As autoridades belgas mantiveram o nível 4, o topo da escala de alerta, por suspeita de ataques terroristas em várias zonas da capital belga. O metro continua encerrado e as escolas, as creches, as universidades e demais edifícios públicos vão continuar encerrados na segunda feira. A agência noticia ainda que a União Europeia reforçou a segurança nas instituições em Bruxelas.


Fonte: Obersevador, Diário de Notícias e Público

(e.g. Foto: Observador)


Emiliana Sumbo e Solange Marcelo


Paris indignado com atentados terroristas


O homem que terá dirigido os atentados decorridos em Paris na sexta-feira 13, Abdelhamid Abaaoud, foi morto numa operação policial na última quarta-feira.

Esta quinta-feira o ministro do Interior francês, Bernard Cazeneuve, disse que o país não recebeu nenhuma informação de que AbdelhamidAbaaoud tinha regressado da Síria e que estava em França, dando um peso institucional às acusações difundidas por jornais e televisões franceses nos últimos dias.


O primeiro-ministro belga, Charles Michel, respondeu a estas acusações numa declaração perante o Parlamento, prometendo um pacote de 400 milhões de euros e novas leis para lidar com o extremismo islâmico. Medidas como a detenção de presumíveis jihadistas que regressem da Síria, a criminalização das pessoas definidas como "pregadores de ódio", o encerramento de locais de culto que não estejam registados, entre outros, foram considerados fundamentais para pôr um entrave ao terrorismo na Europa.


Fonte imagem: Google

Soraya Afonso

FIFA pede sanções contra Blatter e Platini


Joseph Blatter, e MichelPlatini devem ser sancionados. O pedido foi feito pelo departamento de investigação da comissão de ética da FIFA. O anúncio foi feito este sábado.

O departamento do organismo que gere o futebol mundial revelou que terminou a instrução dos processos contra os dois dirigentes, mas não especificou que tipo de sanções pediu ao departamento de julgamento da mesma comissão de ética.
Num comunicado, é explicado que “por razões de protecção da vida privada e devido ao princípio da presunção de inocência” não vão ser publicados mais pormenores.

Recorde-se que, entre outros crimes, a comissão de ética da FIFA acusa Michel Platini de ter recebido 1,8 milhões de euros em 2011 de Joseph Blatter para pagar um trabalho de aconselhamento realizado em 2002. Os dois estão suspensos provisoriamente pelo período de 90 dias.

Entretanto, Thibaud d’Alès, advogado que defende Michel Platini, disse que não se pode dar qualquer credibilidade à FIFA. Thibaud d’Alès diz que o organismo está a tentar afastar Platini de uma candidatura à presidência.

fonte imagem

Emanuel Santos

Hollande e Cameron visitam o Bataclan

O presidente francês, François Hollande, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron, visitaram hoje o Bataclan. A sala de espectáculos parisiense foi um dos alvos dos atentados terroristas de 13 de novembro.

Os líderes deixaram uma rosa em frente ao Bataclan, em homenagem às vítimas dos atentados que ocorreram em Paris. Pelo menos 89 pessoas foram mortas no local pelos extremistas do Estado Islâmico.

Cameron publicou uma fotografia na rede social Twitter, ao lado do presisente Hollande. Após a homenagem, os líderes discutiram a luta contra o terrorismo na Síria no Palácio do Eliseu. No fim da reunião, está prevista uma declaração conjunta por parte do Presidente francês e do primeiro-ministro britânico. Devido aos atentados terroristas, o líder François Hollande defende o aumento da coligação para fazer frente aos jiadistas na Síria e no Iraque.

O encontro entre os políticos vai marcar o início de uma semana intensa para Hollande a nível diplomático. O presidente terá encontros com Barack Obama, Vladimir Putin e Angela Merkel.

Imagem: Jornal de Notícias

Filipa Macedo e Inês Fernandes

Ataque terrorista ameaça Alemanha/Holanda


O jogo amigável entre as seleções da Alemanha e da Holanda em Hanover foi suspenso na terça-feira. Segundo o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS), fontes dos serviços secretos alemães alertaram para um possível ataque terrorista.

O plano dos terroristas era fazer explodir três bombas no estádio onde decorria o jogo, outra numa paragem de autocarro e a última numa estação de comboios.

O grupo ‘jihadista’ que organizou o atentado continua em liberdade e poderia executar outros ataques terroristas. Os serviços secretos franceses já têm conhecimento da identidade dos suspeitos e aumentaram a fiscalização aos ‘jihadistas’ considerados perigosos. Já se sabe, no entanto, que o grupo era composto por cinco elementos e faria detonar cinco bombas.

Ao ter conhecimento da intenção dos bombistas, o governo alemão apoiou a decisão de suspender o jogo horas antes do seu início. O FAS revelou que perante o alerta, o grupo reservou as bombas para outra altura.

Fonte do texto: DN, FAS.
Fonte da Imagem: SAPO.

Marta Pinheiro e Nuno Rilhas

Belgas invadem redes sociais com imagens de gatos



O ministério do Interior da Bélgica pediu aos meios de comunicação belgas para suspenderem a divulgação de notícias sobre as operações antiterroristas em Bruxelas. A polícia e o Centro de Crise realizaram o mesmo pedido através das redes sociais. O objectivo seria que os suspeitos de terrorismo não tivessem acesso às acções efectuadas pelas autoridades belgas.

O pedido estendeu-se a toda a população belga para que não partilhassem a localização das operações de segurança em curso. Os utilizadores das redes sociais inundaram o Twitter e Facebook com imagens de gatos para que mensagens que dessem pistas sobre as operações policiais não chegassem aos terroristas. A hashtag utilizada foi:#BrusselsLockdown.

Quando a operação antiterrorista terminou, a polícia agradeceu aos órgãos de comunicação social e aos utilizadores das redes sociais "por terem tido em conta as necessidades da operação que estava a decorrer". A polícia belga deteve dezasseis pessoas mas o suspeito do atentado de Paris, Salah Abdeslam, conseguiu fugir.

Fonte: Público, Diário de Notícias, Independent
Fonte Imagem: Público

Paula Freitas Pinto

Terrorista pede asilo

Um dos terroristas identificados pelas autoridades francesas como participante nos ataques em Paris pediu ajuda via Skype para fugir para a Síria. Abdeslam Salah pode estar escondido em Bruxelas.

Os amigos do terrorista declararam à ABC News que este se "encontra entre a espada e a parede". Por um lado, os membros do Daesh ( mais conhecido por Estado Islâmico) estão insatisfeitos com Salah por se ter suicidado com explosivos na noite dos ataques em Paris. Por outro lado, é procurado pelas autoridades.

A advogada do terrorista disse ao jornal belga "La Dernière Heure" que o seu cliente estava apavorado. O cinto de explosivos que Salah trazia passou pelo controlo feito por três vezes pelas autoridades na sua viagem de Paris para Bruxelas.

A Bélgica tem estado em alerta desde o Domingo passado, com suspeitas da repetição de um atentado terrorista igual ao que ocorreu em França. Os eventos que iriam decorrer nesse dia foram suspendidos como prevenção.

Fontes: TSF ; Globo
Fonte da imagem: The Guardian

Susana Nascimento e Vanessa António

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Acordo sobre as pensões está confirmado


A porta-voz do Bloco de Esquerda, assumiu que já "há acordo" entre o PS e o BE.

Segundo Catarina Maritns, a negociação vai permitir que os pensionistas recuperem "as suas pensões ao longo da legislatura".

Numa entrevista ao DN, a bloquista afirma que: "Se tivessem um governo de direita iam perder com os cortes, se Governo PS ficariam congelados, e o que posso dizer agora é que já há acordo para que as pensões sejam todas descongeladas e as mais baixas terão mesmo um aumento real".

Catarina Martins adiantou ainda a convicção que esse acordo se estende ao PCP dizendo que "Só existe acordo se for com os três partidos, por uma questão de estabilidade do Parlamento".
O acordo terá tradução num documento que será assinado por todos. Falta ainda confirmar o acordo com o PS sobre a questão do salário mínimo nacional.








Raif Badawi, blogger da Arábia Saudita venceu o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015. A decisão foi tomada em conferência de líderes do Parlamento Europeu e anunciada esta quinta-feira em Estrasburgo.

Badawi que actualmente se encontra preso com uma pena de 10 meses por insultar o Islão através do seu website,Free Saudi Liberals, onde promovia o debate social, político e religioso nas suas publicações online. O blogger e activista dos direitos humanos, foi detido em 2012 e condenado a pena de prisão de 10 anos, 1000 chicotadas e a uma multa pesada por insultos aos valores do Islão.

Raif Badawi foi nomeado por honrar todos o que lutam pela liberdade de expressão num dos regimes mais repressivos do mundo, após a votação durante uma reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos, Desenvolvimento e da Subcomissão dos Direitos do Homem. Badawi é um símbolo da luta pela liberdade de expressão, afirmou Tamás Meszerics. “A Europa não pode continuar em silêncio enquanto indivíduos enfrentam a tortura ou morte apenas por expressarem as suas ideias na Arábia Saudita”, acrescentou o eurodeputado húngaro dos Verdes/ALE.

O prémio, no valor de 50 mil euros, será entregue em Estrasburgo a 16 de Dezembro. O galardão europeu, que nasceu há 27 anos, premeia pessoas e organizações que se distinguem ao nível da defesa da liberdade de pensamento e expressão e Direitos Humanos.

Fonte: Parlamento Europeu, Expresso, Comunicados de Imprensa

Emiliana Sumbo e Solange Marcelo

Parlamento Europeu atribui Prémio Sakharov 2015 a Raif Badawi


Um blogger saudita e activista dos direitos humanos  vai ser homenageado com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2015, anunciou, quinta-feira (29), o Presidente do Parlamento Europeu (PE). Raif Badawi cumpre actualmente uma pena de 10 meses sob acusação de insultar o Islão através de uma página na internet que promovia um debate social, político e religioso.

A cerimónia de entrega do Prémio Sakharov tem data marcada para 16 de dezembro durante a sessão plenária em Estrasburgo, na França. “Este homem extremamente exemplar recebeu uma das penas mais terríveis que existem no seu país, no que apenas pode ser descrito como um ato de tortura brutal”, afirmou o Presidente do PE Martin Schulz.

A esposa do blogger, que reside no Canadá, revelou que as autoridades sauditas tinham avançado para o reinício da condenação a 10 anos de prisão, mil chicotadas e a uma multa 50 mil euros. Raif Badawi já tinha recebido as primeiras 50 chicotadas em janeiro, tendo as restantes sido adiadas devido a protestos internacionais.

Fontes: Observador e Parlamento Europeu.
Imagem: Parlamento Europeu

Joana Vila Franca 
Eduardo Sofila 
Hamilton Cruz

OGM rejeitados pelo Parlamento Europeu

Foi rejeitada a proposta de regulamento apresentada pela Comissão Europeia. O Parlamento Europeu reprovou a proposta por 577 votos a favor da rejeição, 75 contra e 38 abstenções. A proposta previa limitar ou até mesmo proibir o consumo de organismos geneticamente modificados.

Fonte: Flickr
Giovanni La Via considera a proposta “impossível de aplicar” devido à inexistência de controlo fronteiriço no sector agrícola da UE. Para o relator da comissão parlamentar do Ambiente, a reintrodução do controlo destes sectores "constituiria uma regressão" contra os progressos europeus.

O comissário europeu com a pasta da Saúde e Segurança Alimentar disse que a Comissão Europeia não iria voltar atrás na sua decisão. Após a rejeição pelo Parlamento Europeu, o Conselho de Ministros da União Europeia vai ainda discutir o assunto.

Esta legislação entrou em vigor a 22 de abril deste ano, depois de ter sido acordada entre o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da UE. Enquanto o cultivo de OGM estiver associado ao território de um Estado-Membro, a proposta terá implicações para o funcionamento do mercado interno.

Fonte: Parlamento Europeu; Jornal i

Filipa Macedo e Marta Pinheiro


Parlamento Europeu (PE) envolvida na investigação do sector automóvel

O PE solicitou hoje o controle exaustivo a uma frota de automóveis ao envolvimento da comissão europeia, na manipulação dos resultados dos ensaios das emissões dos veículos e a reflexão sobre a criação de uma autoridade de fiscalização.



O Parlamento Europeu condena qualquer fraude perpetrada pelos construtores de automóveis, exortando as empresas a assumirem as suas responsabilidades e a cooperarem plenamente com as autoridades nas investigações. Os eurodeputados lamentam o facto de "milhões de consumidores ter sido enganado e induzido em erro por informações fraudulentas no tocante às emissões dos seus veículos".
O PE afirma que, na ausência de medidas firmes, o atual escândalo poderá comprometer a reputação e a competitividade da indústria automóvel, "um dos principais motores do crescimento e da inovação, contribuindo para o emprego num importante número de Estados-Membros".
A força económica de muitas regiões da Europa provem da indústria automóvel e da indústria fornecedora de componentes automóveis, nota a resolução. As pequenas e médias empresas (PME) dominam a indústria fornecedora de componentes automóveis. A sua contribuição para a investigação e o desenvolvimento específicos do setor é de 50%.
O PE expressa a sua solidariedade para com os trabalhadores afetados e manifesta a sua preocupação com o impacto ao longo da cadeia de abastecimento, em particular ao nível das PME, que, "embora inocentes, enfrentam enormes desafios devido à fraude".



Eduardo Sofila
Emanuel dos Santos
Miquelino João

Deputados irão debater normas para os drones

Os eurodeputados irão debater e votar, esta quinta-feira, em plenário, um relatório em que defendem ser necessário definir novas normas para estimular o desenvolvimento do setor dos drones na Europa. O documento já foi aprovado na Comissão de Transportes no dia 15 de Setembro. 



"Assistimos nos últimos quinze anos a um enorme crescimento nesta indústria do ponto de vista comercial. Vemos drones civis a serem utilizados para verificar colheitas, avaliar desastres humanitários, incêndios florestais e linhas ferroviárias ou a serem utilizados no cinema" diz a relatora Jacqueline Foster, "Queremos assegurar que existem escolas de pilotagem apropriadas," acrescentou. Relativamente ao tema da privacidade, Foster lembra que já existe legislação nacional e europeia em vigor. "Não vejo necessidade para criar legislação adicional".

De acordo com os eurodeputados, os drones devem ser capazes de detetar aviões que utilizem o mesmo espaço aéreo e não devem ser ameaça para aeronaves tripuladas. Áreas densamente povoadas, zonas de exclusão aéreas e outras infrestruturas importantes também devem ser tidas em conta.

Alexandre Oliveira

Parlamento Europeu rejeita proposta da Comissão sobre organismos geneticamente modificados

Parlamento Europeu rejeitou a proposta da Comissão que prevê a possibilidade de os Estados-Membros limitarem ou proibirem a utilização de organismos geneticamente modificados autorizados pela União Europeia em alimentos para pessoas ou animais.

OGM | by La Zirenetta

A proposta foi chumbada com 577 votos a favor da rejeição, 75 contra e 38 abstenções. Os eurodeputados estão preocupados com a falta de avaliação do impacto e a compatibilidade com o mercado interno.

O relator da comissão parlamentar do Ambiente, Giovanni LaVia considera que a proposta é praticamente impossível de aplicar, uma vez que os controlos nas fronteiras deixaram de existir no sector agrícola da UE e a reintrodução desses controlos entre os Estados-Membros constituiria uma regressão face aos progressos alcançados.

Fontes texto: europarl.europa.eu e ionline

Fonte Imagem: Flickr

Inês Fernandes
Nuno Rilhas

Eurodeputados querem utilização segura de drones

Na quinta-feira o Parlamento Europeu vai discutir novas normas no setor dos drones. Este domínio necessita de regras à escala europeia e mundial, de forma a assegurar o desenvolvimento, a proteção e a segurança dos drones. O relatório a ser discutido já foi aprovado na Comissão dos Transportes a 15 de Setembro. Membro do grupo europeu dos conservadores e reformistas, Jacqueline Foster assegura ser necessário criar escolas de pilotagem, uma vez que "vemos drones civis a serem utilizados para verificar colheitas, avaliar desastres humanitários, incêndios florestais e linhas ferroviárias ou a serem utilizados no cinema".

Drone (Imagem: SAPOTEK)

Os eurodeputados esperam que os drones sejam capaz de detetar aviões no mesmo espaço aéreo para não os ameaçarem, e mostram preocupação no que toca à utilização ilegal destas aeronaves não pilotadas. Assim, querem implementar chips de identificação de forma a poderem rastrear os equipamentos e a aplicação das regras. Áreas densamente povoadas, zonas de exclusão aéreas como aeroportos, centrais elétricas, centrais nucleares ou fábricas de produtos químicos e outras infraestruturas críticas, também devem ser tidas em conta, sublinham os eurodeputados.

Os RPAS também podem trazer vantagens quando utilizados num ambiente profissional, como nas inspeções de segurança, monitorização de infraestruturas, avaliação de catástrofes naturais e entrega de encomendas em zonas isoladas. “O mais importante é assegurar uma utilização segura dos drones. Não queremos atar as mãos dos reguladores, não queremos que seja demasiada normativa, mas que permita um enquadramento,” garantiu Jacqueline Foster. Os eurodeputados esperam que seja adotado um quadro jurídico claro sobre a utilização dos drones.

Fontes: Parlamento Europeu, Parlamento Europeu e SAPOTEK

Carolina Pinto e Vanessa António

segunda-feira, 2 de março de 2015

GRÉCIA - VENTOS DE MUDANÇA


O Partido de extrema esquerda, Syriza, é o principal candidato a ganhar as próximas eleições na Grécia. Nos comícios do partido pede-se o perdão parcial de dívida, como compensação dos danos infligidos à Grécia pela invasão da Alemanha na II Guerra Mundial.

Alex Tsipras, lider do Syriza
Apoiantes do partido

Candidato anuncia novo rumo para o país

Esperança por um futuro melhor 




Em Portugal, o BPI olha com desconfiança para o Syriza, a quem acuso de ser um partido antieuropeu.
O Banco alertou os seus clientes, por mensagem, para a possível vitória do partido de esquerda.


Fontes: Observador, RTP

José Castro

Regras mas apertadas no espaço scheguen


A Comissão Europeia vai avançar com o sistema comum de recolha de dados de passageiros. Um plano comum deve estar pronto em maio, mas há questões que devem ser discutidas na próxima Cimeira Europeia.

O vice-presidente do executivo, Frans Timmermans, explicou que “vão ser feitos todos os esforços, com o Conselho e com o Parlamento, para que se crie um sistema de troca de informação sobre os passageiros entre os Estados-membros. E para isso é preciso melhorar o trabalho no Espaço Schengen. É necessária mais legislação em matéria de procteção de dados. Os esforços políticos devem ser feitos, mas todas as decisões devem ser muito bem pensadas, não devemos adotar medidas “a quente”, não ia ajudar a resolver o problema”.

Fontes: pt.euronews. publico.pt
Imagem: melhoresdestinos

Daniel Joveta          

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Grécia apresentou lista de reformas

A Grécia apresentou na noite de dia 23 uma lista com reformas internas que pressupõem cortes nas despesas públicas, redução de ministérios e medidas contra evasão e fraude fiscal. A Comissão Europeia já recebeu a lista de reformas, com as quais o governo grego pretende convencer a Troika que conseguirá completar o programa de ajustamento.

Premier grego Alexis Tsipras conversa com ministro francês Yanis Varoufakis
ANSABRASIL
No Twitter, o principal-porta voz do executivo comunitário, Margaritis Schinas, disse que a "lista de reformas gregas foi recebida dentro do prazo".

Segundo a ANSA, a lista de propostas grega contém apenas duas medidas sociais que enfrentam a crise que atinge a população do país: irá haver uma entrega de vales para refeições e fornecimento de energia e saúde para as pessoas mais necessitadas. "A luta contra a crise humanitária não terá efeitos negativos nas nossas contas", garantiu o novo governo grego que, desde que assumiu o poder, em Janeiro, tem criticado as medidas de austeridade impostas pela UE e defendido o povo. Segundo um possível aumento do salário mínimo, a Grécia prometeu "consultar as instituições europeias" antes de tomar qualquer decisão.

O país também reduzirá de 16 para 10 o número de ministérios e fará cortes de benefícios de ministros e parlamentares. O Eurogrupo, por sua vez, considerou a lista "suficientemente completa para ser um ponto de partida válido para uma conclusão positiva da revisão do programa".


Raquel Cosme
Fontes: JN & JB

domingo, 4 de janeiro de 2015

Sessão plenária da UE


Papa Francisco, Sessão Plenária, Parlamento Europeu, Jean-Claude Juncker
A sessão plenária, de novembro, foi marcada pela visita do Papa Francisco e a de Denis Muwege.

No decorrer da sessão, o presidente da Comissão Europeia apresentou um plano de investimento para impulsionar o crescimento e o emprego na EU. No decorrer da sessão houve espaço para as negociações sobre as alterações climáticas, o debate dos eurodeputados sobre a possibilidade da Palestina ser reconhecida como Estado e a rejeição do Parlamento Europeu referente à moção de censura à Comissão de Jean-Claude Juncker.

José Castro Pereira

Papa Francisco: "A democracia não pode colapsar"

O Papa Francisco apelou à Europa para manter viva a democracia durante a sua visita na terça-feira. A democracia não pode "colapsar sob a pressão de interesses multinacionais que não são universais," Foi a segunda-vez que um Papa se dirigiu formalmente aos eurodeputados em sessão plenária. O primeiro foi João Paulo II em 1988.

Na quarta-feira o  presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, apresentou um plano de investimento de 315 mil milhões de euros para impulsionar o crescimento e o emprego na UE nos próximos três anos. O plano inclui a criação de um Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos. Os líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu mostraram o seu apoio mas pediram atuação imediata.

Fonte: europarl ciedbarcelos
Imagem: amulherequemanda

Daniel Joveta                   

Momentos da sessão plenária de Novembro



A sessão plenária de novembro foi assinalada por duas visitas importantes - a do Papa Francisco na terça-feira e a de Denis Mukwege na quarta. Denis Mukwege recebeu o Prémio Sakharov 2014 pelo seu trabalho com as vítimas de violência sexual na República Democrática do Congo. Papa Francisco apelou à Europa para manter viva a democracia. O Parlamento Europeu e o Conselho não chegaram a acordo para os orçamentos devido à votação que deriva dos pós e contras apresentados pela UE para 2014 e 2015 – a Comissão Europeia irá apresentar nesta sexta-feira uma nova proposta para recomçar as negociações.
Fonte: Comunicados de Imprensa

Vânia Valente

Papa Francisco encoraja cidadãos europeus


A promoção da dignidade humana foi o tema central no discurso de Papa Francisco na sua visita ao Parlamento Europeu.

http://s2.glbimg.com/MT4dzVDI3fRLGypJjJRcgVktVv4=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2014/11/25/2014-11-25t113938z_19784626.jpg

A protecção do ambiente, a imigração e a promoção dos direitos humanos e da democracia, marcaram a intervenção da maior figura da igreja católica, que também aproveitou para incentivar a Europa a redescobrir o melhor de si.

Martin Schulz, presidente do Paralamento Europeu, referiu que valores como a tolerância, o respeito, a igualdade, a solidariedade e a paz são partilhados pela União Europeia e pela Igreja Católica.

Afonso Araújo

Papa Francisco vai discursar no Parlamento Europeu

Papa Francisco discursa no  Parlamento Europeu
O Papa vai visitar o Parlamento Europeu, no dia 25 de Novembro pelas 11h em Estraburgo, França.
O Sumo pontífice deverá discursar na sessão plenária à convite do presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz.
Na agenda, está ainda uma visita ao Conselho Europeu, organização de defesa dos direitos humanos, também sediada na cidade francesa de Estraburgo.
Esta é a segunda vez que um líder da igreja católica visita uma instituição europeia. A primeira aconteceu em 1998 com o Papa João Paulo II.
Fonte Imagem: 9etes.com
Yeda Aleixo

Pacto une UE e Moldávia

Fonte: Parlamento Europeu
Com as eleições legislativas à porta, a Moldávia conseguiu ver aprovado um acordo de associação com a União Europeia que vai permitir a criação de uma zona de Comércio Livre Abrangente e Aprofundada. Este acordo vai permitir a troca comercial entre a Moldávia e os países pertencentes à UE.

Esta medida vai também facilitar a integração económica do país. A esta medida juntou-se a aprovação dos deputados sobre a resolução da comissão parlamentar dos Assuntos Externos (AFET) que tem como questão principal as acções desestabilizadoras da Rússia.

O Parlamento Europeu pretende que a Rússia "respeite plenamente a integridade territorial" da Moldávia e "a sua opção europeia". Isto porque a instituição europeia debateu-se há pouco tempo com a questão da anexação ilegal da Crimeia.

A Moldávia procura agora ser aceite e contrariar os efeitos do embargo russo aos seus produtos com o apoio dos eurodeputados.

Fonte notícia

Ana Catarina, Marta Mendes e Patrícia Franco (t,i,e)

Parlamento Europeu comemora queda do muro de Berlim

O Parlamento Europeu comemorou o 25º aniversário da queda do muro de Berlim no início da sessão plenária de quarta feira.

Em discurso Martin Schulz, actual Presidente do Parlamento Europeu, disse que “na noite de 9 de Novembro de 1989 não foram superpoderes, políticos que fizeram história. Nessa noite, foram as pessoas que escreveram a sua própria história e mudaram o rumo dos acontecimentos mundiais”.

A noite da queda do comunismo na Europa. fonte:europarl.europa.eu
Schulz acrescentou que esta revolução pacífica abriu a porta para um aumento de estados membros da União Europeia.

Fonte: Parlamento Europeu

Bruno Perdigão, Cristóvão Carreira e João Mendonça

Parlamento europeu celebra a Queda do Muro de Berlim


Muro em 1989
O Muro de Berlim caiu em 1989
Na passada quarta-feira, o presidente do Parlamento europeu e os lideres dos grupos parlamentrares celebraram  os 25 anos da queda do Muro de Berlim. A 9 de Novembro de 1989 o muro foi abaixo, o que abriu caminho para a reunificação da Alemanha.

Martin Schulz, presidente do Parlamento europeu afirmou que foram os cidadãos a mudar o rumo da história mundial. Schulz afirmou também que foi esta revolução que abriu caminho para a unificação da Europa permitindo o alargamento da união europeia a leste e a oriente há dez anos atrás.

Fonte: Parlamento Europeu
imagem

André Contente e Bruna Gonçalves