Economistas britânicos aconselharam a Grécia a sair da zona euro para recuperar da crise da dívida. De acordo com uma notícia publicada pelo jornal Sunday Times, países como Espanha, Portugal e Itália podem vir a seguir o mesmo caminho.
Os analistas do Centre for Economics and Business Research (CEBR), alegaram a falta de capacidade das autoridades gregas para recuperarem da crise da dívida sem desvalorização da moeda, de modo a accionar as exportações.Se a Grécia sair do Euro terá então de voltar à anterior moeda (dracma) acrescentou o CEBR.
Doug McWilliams, presidente executivo do CEBR disse que o país “ao sair do euro, a nova moeda iria cair no mínimo 15%. No entanto, como a dívida nacional é avaliada em euros, aumentaria o valor da dívida dos actuais 120% do Produto Interno Bruto (PIB) para 140%". O economista avançou os bancos alemães e franceses vão ser fortemente abalados se a Grécia sair da moeda única, por terem milhões de euros em títulos da dívida grega. "Espanha será provavelmente forçada a seguir a mesma via, tal como Portugal e a Itália", disse Doug McWilliams que designou esta via de «virtualmente inevitável».
0 comentários:
Enviar um comentário