sábado, 12 de junho de 2010
Bruxelas discute fusão entre British Airways e Iberia até 15 de Junlho
A Comissão Europeia tem até 15 de Julho para se pronunciar sobre a fusão entre as companhias de aviação British Airways (BA) e Iberia, segundo a agência Reuters. Se houver luz verde ao negócio, nascerá a terceira maior empresa do sector, na Europa. O objectivo é o de sempre: ultrapassar a crise que se instalou na indústria com poupanças de custos.
As transportadoras aéreas britânica e espanhola assinaram o acordo de fusão em Abril e, na altura, afirmaram que pretendiam que este se concretizasse até ao final do ano, mas dependeria do prazo solicitado pelo regulador para avaliar possíveis impactos negativos sobre a livre concorrência.
O acordo prevê que a BA fique com 56 por cento do capital, cabendo à Iberia o controlo dos restantes 44 por cento. São estimadas poupanças de 400 milhões de euros até ao final do quinto ano de operação conjunta, com recurso a despedimentos e a suspensão de rotas.
O processo só ficará concluído quando Bruxelas der o seu aval. E, mesmo que tudo corra de feição, esta história não acabará por aqui. O próximo passo chama-se American Airlines, companhia de aviação norte-americana que é tida como futuro membro da aliança, nesse caso, transatlântica.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário