O comissário europeu para o Alargamento Stefan Füle (Fonte: b92) |
O comissário europeu para o Alargamento, Stefan Füle disse que todos os 28 Estados-Membros da UE reconheceram avanços da Sérvia na aplicação de reformas democráticas e dos esforços para manter a o bom diálogo com a sua antiga provincia, o Kosovo.
“Aplaudo os dois primeiros-ministros (Sérvia e Kosovo) sobre os esforços notáveis, fizeram-no sentido da normalização, este ano, com a especialista em facilitação de Cathy Ashton. Estou contente que o Conselho reconheceu esses esforços “ declarou o comissário europeu para o Alargamento no seu comunicado.
Primeiro-ministro sérvio Ivica Dacid (Fonte: Novosti) |
A questão do Kosovo continuará a ser bastante delicada, cinco estados-membros da UE (Espanha, Grécia, Chipre, Eslováquia e Roménia) não reconhecem a sua independência, mas Stefan Füle disse está confiante que a União Europeia conclua até a Primavera acordos de associações e estabilização com a antiga província sérvia.
O caminho da Sérvia até a adesão pode durar anos, mas a aprovação de ontem marca um grande passo para tornar-se membro da União Europeia.
Rodrigo Rodrigues
0 comentários:
Enviar um comentário