Os "Moules Bouchut" crescente ao ritmo das marés |
Comissão Europeia aprovou o pedido francês e atribuiu aos "Moules Bouchut" a garantia de especialidade tradicional, revela o órgão executivo da UE em comunicado. Os mexilhões da Bretanha juntam-se assim aos 1100 produtos protegidos pela UE.
Os "Moules Bouchut" ou "Mexilhões de Bouchut" destinguem-se dos restantes por crescerem no mar, ao ritmo das marés, em estacas chamadas "Bouchuts". A técnica foi importada da Irlanda no século XIII e é perpetuada pela família Desbois, que cria o molusco há três gerações na baía de Saint-Brieuc, na Bretanha, de acordo com o TV5 Monde. Apesar de mais pequenos que os restantes mexilhões, são mais robustos e adocicados, podendo ser comidos crú ou cozidos.
A Comissão já colocou o seu selo em cerca de 1100 produtos, ao abrigo da legislação relativa à protecção das indicações geográficas, denominações de origem e especialidades tradicionais. Este projecto da Comissão tem por objectivo apoiar a diversificação da produção agrícola, proteger os nomes de produtos contra imitações e utilizações indevidas e ajudar os consumidores, dando-lhes informações sobre as características específicas de cada produto.
0 comentários:
Enviar um comentário