quinta-feira, 26 de janeiro de 2012
Zona euro em recessão no início de 2012
A zona euro deverá cair numa recessão no início de 2012, acabando o ano a crescer apenas uns ligeiros 0,1 por cento, enquanto Portugal só voltará ao crescimento em 2013, de acordo com as previsões da consultora Ernst e Young.
Entre o último trimestre deste ano e o primeiro de 2012 a zona euro vai viver uma recessão, segundo a Ernst e Young, acrescentando que o próximo ano irá terminar com o Produto Interno Bruto da zona euro a avançar 0,1 por cento.
Já entre 2013 e 2015 o crescimento irá fixar-se entre os 1,5 e os 2 por cento.
Quanto a Portugal, embora preveja que a reestruturação da dívida soberana da Grécia deva continuar ordenada, a Ernst e Young considera que esta "aumenta consideravelmente o risco de contágio a outros países da zona euro, sobretudo a Portugal".
Para a consultora, o PIB de Portugal deverá cair 1,3 por cento este ano em 2011 e 2,3 por cento em 2012. De resto, provisões melhores que a do Governo de Passos Coelho, que aponta 1,6 por cento de recessão este ano e 3 por cento no próximo.
Já em 2013, a economia portuguesa deverá "começar a recuperar", retoma para que serão importantes as reformas estruturais, como a flexibilização do mercado laboral e a abertura à concorrência dos sectores da energia e das comunicações, considera a consultora.
Nelson Teixeira
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário